Minhas experiências

Esse individualismo dos franceses, é algo pessoal ou cultural?

Comportamento cultural, educação, valores…

As vezes fico me perguntando se esse jeito individualista dos franceses é pessoal ou faz parte de uma cultura…

Um dia desses eu estava dentro do metrô em Paris, o vagão estava cheio mas ainda com alguns assentos disponíveis, duas estações depois, o cenário se modificou e logo várias pessoas já estavam em pé, entre elas, um senhor tentando manter seu equilíbrio. Num piscar de segundos ele me olhou, e eu, sem pensar, lhe sorri oferencendo-lhe meu assento, ele me sorriu de volta e balançou a cabeça negativamente, não satisfeita, me levantei e insisti para que ele viesse se sentar, ele mais uma vez sorriu e me agradeceu. Permaneci naquele vagão por mais alguns minutos esperando chegar a estação que eu desceria, confesso que me senti um pouco constrangida pois aquele senhor não tirava os olhos de mim… as vezes eu sorria, outras vezes fingia não estar percebendo, até que ele se levantou, e antes de descer perguntou se eu era francesa, respondi que era brasileira, mais uma vez ele sorriu e fazendo uma cara de “agora eu entendi” disse que ele havia ganhado o dia com a minha ação, e que nunca nenhum francês havia feito algo parecido por ele.

Essa semana mais um fato inusitado, fui ao mercado fazer as compras da semana e no momento em que eu me agachei para pegar o cesto de compras, uma senhora agiu da mesma forma, éramos as duas querendo o mesmo cesto… de maneira natural, coloquei a cestinha ao seu lado e disse a ela que eu pegaria outro cesto, logo ela abriu um sorriso e disse “muito obrigada, como você é gentil, eu nunca vi isso acontecer”, eu agradeci e segui pensativa e feliz.

Neste mesmo mercado, um outro dia qualquer, estava eu na fila do caixa, quando um casal de senhores parou atrás de mim, minutos depois a fila ja estava imensa… o coordenador vendo aquele movimento, autorizou a abertura de mais um caixa, e antes que o atendente pudesse organizar a nova fila, uma jovem se colocou a frente para ser a próxima a ser atendida, o casal que estava atrás de mim reclamou dizendo que a vez seria deles, e sem nenhuma audácia a jovem respondeu que naquele caixa não havia preferencia… fiquei espantada com a atitude daquela jovem e com a passividade do atendente em não tomar partido.

NOSSA!!!

Falta de educação? Será?

Chego a conclusão que esse jeito pouco acolhedor e individualista é cultural… não é comigo, não é com o chinês, não é com o americano… não é pessoal.

Comportamento também faz parte da cultura.

2 thoughts on “Esse individualismo dos franceses, é algo pessoal ou cultural?

  1. Mais um aprendizado, tudo é uma questão de cultura. Qual a cultura, que educação eu tive. Qual a educação que eu quero para a minha família. Enfim… nem todos são iguais e se estou convivendo com as pessoas, preciso ter paciência!!! Lindo aprendizado. Obrigado

    1. concordo professor, a nossa cultura é mais uma em meio a tantas outras, não existe nossa verdade, existe a realidade que neste mundo afora nos faz refletir e entender que não ha perfeição nem certo ou errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *