Dicas úteis na França

Metro

Quem não gostaria de poder dizer que o transporte público no nosso país funciona muito bem e que ser usuário nos dá uma série de vantagens? A França possui um dos sistemas de transporte urbano mais eficazes do mundo, totalizando cerca de 220 kilometros.  

 Mas é importante algumas dicas:

1-O ticket de metrô é válido por toda a viagem, independente do número de baldeações que você fará para chegar ao seu destino, mas não jogue fora seu ticket durante todo seu percurso até a saída do metrô, em alguns casos você poderá precisar dele pra abrir a cancela na saída da estação ou poderá ser parado por algum fiscal lhe cobrando a apresentação do seu bilhete; caso você tenha jogado fora, será necessário pagar uma multa que varia entre 30 a 60 euros.

2-É importante que você estude seu itinerário, há muitas linhas que se interligam e quanto mais fácil você identificar seu destino, menos cansativo será sua viagem.
3-Tome cuidado com os batedores de carteira. Paris é muito segura, mas cuidado nunca é demais, o metrô é o lugar ideal para se surrupiar uma carteira, a dica vale também para os aparelhos eletrônicos (de qualquer maneira seu aparelho não vai pegar direito dentro do túnel). Os trombadinhas são chamados de “pickpocket”, então quando ouvir essa palavra, saiba que é necessário ficar atendo.
4-Apesar da eficiência quanto ao seu meio de transporte público,  é importante usar sapatos bem confortáveis; você não vai encontrar muitas escadas rolantes e elevadores, ao contrário, são pouquíssimas as estações que conta com elevadores e escadas rolantes em cada estação. Uma das linhas modernas é a linha 14, nela há trens automáticos e que andam sozinhos, muito interessante para entrar no início do primeiro vagão e ver os trilhos do metrô como se estivesse no comando!
5-Algumas estações são próprias atrações: a estação Arts et Métiers linha 3 é uma delas, você terá a sensação de estar num aquário gigante.

Image

6- Nas escadas e esteiras rolantes, quem está parado em pé deve ficar do lado direito. O lado esquerdo deve ficar livre pois é reservado pra quem está com pressa poder passar correndo.

7-Faça seus cálculos antes de comprar seus tickets. Cada ticket de metrô custa 1,75 euros por unidade, comprando a quantidade de 10 unidades você fará uma economia, pois 10 tickets sairá por 14,10 euros.

 8-Alguns trajetos são feitos de RER como Versalhes por exemplo e portanto têm tarifas diferentes, importante comprar o ticket específico se for para um lugar diferente.
9-Você vai escutar muito as pessoas falarem do Navigo, é um cartão magnético porém adaptados mais para os parisienses, então nem quebre a cabeça com isso, não vale a pena pra você.

É muito comum em alguma estações haver esculturas, jogos de luzes e brincadeiras com temas diferentes, em Paris até mesmo estação de metro é arte.

O metrô de Paris é ótimo, mas a melhor dica que posso dar é: ande a pé sempre que puder; em Paris há muitos pontos turísticos e o  mais legal é descobrir em cada esquina uma fachada linda, uma rua charmosa, um café diferente e estando dentro do metrô irá perder muitas oportunidades de descobertas. 

Você também ouvirá muito a palavra “quartiers” que significa bairros, e esses bairros são caracterizados por números que vão desde o 1 até 20; se você não esta em um desses arrondissement (distritos) você não esta em Paris, você esta na Ilha de França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *