Turismo em Paris

La Défense – Grande Arco

La Défense é um bairro moderno que ostenta edifícios altos e envidraçados, completamente diferente da Paris dos cartões postais. É o primeiro “bairro de negócios” da Europa. O nome do bairro se deve a uma estátua chamada La Défense de Paris em homenagem aos soldados que defenderam a cidade durante a guerra franco-prussiana em 1870, a estátua foi incorporada pelo bairro e faz um bonito contraste com a modernidade que reina ali. O local escolhido faz parte dos municípios de Coubervoie, Puteaux e Nanterre, a noroeste de Paris.

  

 

Além de sua arquitetura contemporânea, de suas imensas torres, seu enorme jardim e pelas 60 obras de arte espalhadas pela esplanada central, há uma obra que se destaca: La Grande Arche de La Défense, uma enorme estrutura de linhas retas, localizada no prolongamento do eixo histórico que começa no Museu do Louvre, passando pela Avenue dês Champs Elysées, o Arco do Triunfo, a Avenue des Grandes Armées e a Grande Arche de la Défense. Sua construção se deu por conta do bicentenário da Revolução Francesa segundo um projeto do arquiteto dinamarquês Otto Von Spreckeksen.

O Grande Arco lembra um hipercubo quadridimensional, sua construção tem 110 metros de altura, 108 metros de largura e 112 metros de profundidade. O enorme cubo é aberto por uma razão, segundo o arquiteto ele queria que seu cubo representasse uma “janela para o mundo”.

Acredito que sua existência foi determinada pela necessidade de preservar Paris e seu patrimônio arquitetural.

É possível também visitar neste lindo espaço a Église Notre-Dame de Pentecôte (Igreja Nossa Senhora de Pentecostes) inaugurada em 2001, é dedicada aos trabalhadores, e sendo assim, ela só funciona em horário comercial. Sua arquitetura é bem moderna, algo raro nas igrejas francesas, e se não repararmos na discreta cruz, passamos por ela sem percebe-la.

Para quem ama fazer compras, é possível passear pelo maior centro comercial de toda a Europa, o Shopping Les 4 Temps (Quatro Tempos), ele possui mais de 230 lojas, entre elas Timberland, Puma, Nike, Levis, Toys R Us, Lacoste, Kipling, H&M, Zara, Monoprix (para quem ama queijos franceses é perfeito), FNAC, American Apparel, Gap, Guess, Tommey Hilfiger, Mango, o hipermercado Auchan, além de uma boa praça de alimentação e salas de cinema.

O local apesar de lindo não é tão visitado entre os turistas, acredito que pela falta de informação ou mesmo por lembrar um dos grandes arranhas céus do nosso Brasil (São Paulo).

Eu afirmaria que La Défense é um dos projetos de urbanização bastante audacioso da Europa e de fato o oposto de Paris.

Les Quatre Temps

Metrô: La Defénse linha 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *