Turismo em Paris

Catacumbas de Paris

Já se imaginou ficar ao lado de vários mortos? Ou então se deparar com milhares de ossos utilizados como criações artísticas feitas com crânio, fêmur e tíbia? Aqui em Paris isso é possível.

As Catacumbas de Paris constituem-se em um ossuário subterrâneo resultantes de séculos de exploração de pedreiras desde o período de ocupação romana na cidade.

Logo na entrada algumas informações já chamam a atenção, é desaconselhável a entrada de pessoas com insuficiência respiratória e de pessoas sensíveis, para as pessoas com mobilidade reduzida e crianças menores de 14 anos a entrada é proibida.

PARE – AQUI É O PODER DA MORTE

Na metade do século XVIII, os cemitérios de Paris ficavam em suas igrejas, porém com o crescimento da cidade foram acumulando gerações de despojos funerários para os quais os cemitérios não ofereciam mais espaços. A população estava adoecendo devido a contaminação provocada pelo excesso de matéria orgânica em decomposição e foi então que em 1785 o Conselho de Estado Frances decidiu reformular o sistema de cemitérios de Paris criando novos cemitérios nas periferias. Já para os cemitérios superlotados a ideia foi usar os túneis abandonados das pedreiras parisienses. Inicialmente as ossadas eram jogadas de qualquer jeito mas em 1810 época do Império Frances foi que as ossadas começaram a ser dispostas nos corredores das Catacumbas com certa criatividade artística.

 

Visitei o local com duas queridas amigas e logo no início uma certa desmotivação devida a enorme fila que já havia se instalado no local, foram mais de 2h e meia até a bilheteria e mais 130 degraus até chegar no corredor principal. Ansiedade, curiosidade e um pouco de medo foram as sensações que mais se sobressaiam. Foram 45 minutos de percurso para uma extensão de 2km.

 

São ossos que não acabam mais, somente os corpos dos mortos nos combates da Revolução Francesa  de 1788, 1789 e 1792 que foram sepultados diretamente nas Catacumbas. Calcula-se que há entre 5 a 6 milhões de despojos de pessoas.

Além da criatividade artística, é possível ver vários poemas espalhados nos diversos corredores do local, assim como Grafitis que datam desde o século XVIII.

ACREDITAR QUE CADA DIA É PARA VOCÊ O ÚLTIMA

Conhecemos uma moça muito simpática sentada em frente a uma das ossadas, ao me aproximar ela ascendeu uma lanterna sobre uma das diversas frases expostas e começamos a conversar, em seguida, minha amiga se aproximou e trocamos mais algumas palavras, passados uns cinco muitos seguimos pelos corredores apreciando mais caveiras e sem percebemos havíamos contornado o corredor que nos levou novamente ao local onde havíamos encontrado aquela moça e para nossa surpresa a cadeira estava fazia!!!!! Mistério, pois não conseguimos mais encontra-la durante o passeio.

No início deste mês o Airbnb havia iniciado uma promoção de Halloween, o concurso tinha como prêmio uma hospedagem de graça para duas pessoas e adivinhem aonde essas pessoas iriam dormir? Nas Catacumbas de Paris. E ai, teria coragem?

 DEUS NÃO É O AUTOR DA MORTE

Localização : 1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy – 75014 Paris

Horarios : todos os dias das 10h às 20h exceto segundas feiras e alguns feriados

Preço: 10 euros sem guia

Temperatura: 14 graus

Não há toilette e vestuário no local. Animais são interditados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *