Curiosidades da França, Dicas úteis na França

Dia de Reis

Fiz amizade com uma senhora francesa muito simpática e uma vez por semana nos encontramos para conversar, ela tem um filho que mora no Brasil e então nossos encontros são sempre momentos de distração e descobertas, em um desses encontros ela me contou sobre o dia de Reis na França, achei a historia bastante interessante e por isso resolvi dividi-la com vocês.

O dia 06 de Janeiro é o dia em que se comemora o dia de Reis no mundo todo, essa tradição é uma homenagem aos três reis magos que teriam vindo visitar o recém-nascido Jesus. No Brasil  esta data é conhecida como Folia de reis e se inicia  no dia 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) e termina no dia 06 de janeiro (dia em que encontraram o menino). Durante as festas os grupos caminham pelas ruas levando bênçãos do menino para as pessoas, além disso é tradição que as famílias ofereçam comidas ao grupo para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Aqui na França a data é representada através de um torta chamada Galette des Rois (torta de reis) dentro do Galette é colocado uma fève (fava) originalmente um feijão símbolo de fertilidade e fartura, a partir do século XIX  as favas foram substituídas por figuras de porcelanas e que são bem apreciadas por colecionadores.

A tradição não para por ai, a comemoração é também um momento de confraternização em família  pois há um ritual a ser seguido, inicialmente a pessoa mais jovem é quem escolhe a quem será dado desde o primeiro pedaço até o último, em seguida as pessoas podem saborear a torta, mas com cuidado para não morder a fava, a pessoa que tiver a sorte de encontrar a figura de porcelana se tornará o Rei ou a Rainha da noite tendo o direito de ficar com a coroa dourada que acompanha o Galette, ele ou ela escolherá sua Rainha ou seu Rei e terá como tarefa providenciar o Galette do próximo ano.

Resolvemos experimentar o Galette e seguir o ritual, olha só o resultado!!!! Isadora achou a fève, ganhou a coroa e teve o direito de escolher o seu rei. Agora é esperar o próximo ano para repetir a tradição.

O Galette des Rois é encontrado facilmente nos supermercados e Bulangerie, a fève encontrada dentro do Galette pode ter diversas formas e um colecionador paga até 2000 euros por uma rara fève.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *