Curiosidades da França, Dicas úteis na França

Fête des Chandelles – Candelária

E hoje é mais um dia de comemoração aqui na França  “Fête des Chandelles- La Chandeleur” no qual é simbolizado aqui na Europa pelo CREPE. Para nós brasileiros seria o dia de Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora da Candelária.

A origem desta devoção se deve a purificação de Nossa Senhora e da apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém após 40 dias de seu nascimento, pois segundo a lei mosaica, as parturientes (mulher em trabalho de parto ou que acabou de dar a luz) ficavam impuras devendo-se inibir-se de visitar o templo até 40 dias após o parto.

Antes mesmo desta festa de tornar uma comemoração Cristã, os Céltivos e os Romanos já celebravam essa festa, eles saíam em procissão pedindo benção de purificação aos deuses e ascendiam velas. Mas foi no século V, que o Papa Gelásio I decretou o dia 02 de fevereiro como o Dia da Luz, momento em que foi apresentado o Menino Jesus ao Templo, e segundo a história esse mesmo Papa costumava distribuir crepes aos pobres de Roma.

Sendo assim a Europa continuou seguindo a tradição, e como em fevereiro os dias começam a ficar mais longos, os crepes são servidos de forma redonda e dourada, simbolizando também a volta do sol após longas noites frias de inverno.

U lá lá… então vamos saborear essa delícia e comemorar essa data Cristã!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *