Curiosidades da França, Dicas úteis na França

A Páscoa e a lenda dos sinos

A Páscoa além do seu significado principal que é o início da Semana Santa com a crucificação de Jesus Cristo e seu encerramento celebrando sua ressurreição, traz também uma representatividade infantil que são os ovos de Páscoa para alegria das crianças e muitos adultos também.

Em Paris é um mês especial pois também coincide com a chegada da primavera, os dias ficam mais longos, o sol começa a dar as caras depois de meses de muito frio e o início de muitas flores colorindo e embelezando ainda mais essa cidade.

A lenda por aqui é a dos sinos voadores, diz essa lenda que durante a Páscoa os sinos que sempre tocavam para atrair as pessoas à missa, paravam em sinal de luto partindo à Roma em busca de bênçãos, no domingo esses sinos voltavam voando e tocando para celebrar a ressurreição de Cristo, deixando cair galinhas, ovos e pintinhos de chocolate por toda a cidade para alegria da criançada.

A comida típica nesta época em algumas cidades da França é o carneiro e na sexta feira Santa come-se peixe. O ovo da Páscoa é sem dúvida a maior estrela para as crianças tendo em vista sua criação francesa, mas a gente também encontra peixes de chocolate (simbolizando a comida típica da sexta feira), pintinhos, galinhas e coelhos.

  

As igrejas católicas também seguem a tradição com suas missas, na Catedral de Notre Dame a Missa Solene da Ressurreição feita em gregoriano fechando a Semana Santa, esse ano 2016 acontece no domingo dia 27 de Março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *