Curiosidades da França, Dicas úteis na França

Estilo boêmio ou sofisticado? Rive gauche/ Rive droite

Aqui é comum você ouvir as pessoas falarem rive droite ou rive gauche, mas afinal o que quer dizer:

rive droite (margem direita) e (rive gauche) margem esquerdo, simples assim.

Considerando a direção do rio Sena, os franceses denominaram os lados direito e esquerdo de Paris.

A Rive droite (margem direita) é a metade norte da cidade, em razão de sua situação em relação ao curso do rio Sena. Este lindo rio corta a cidade desde o oeste, dividindo-a em duas partes: a margem direita ao norte, e a esquerda ao sul.

Esse vocabulário também costuma ser usado para referir-se a um estilo de vida elegante e sofisticado, que não se encontra na boêmia Rive gauche margem esquerda. Os lugares mais conhecidos da rive droit são a avenida dos Champs Élysées, Rue de Rivoli (próximo ao Museu Louvre), Avenue Montaigne e a Rue de la Paix.

Já a Rive Gauche (margem esquerda) é a metade sul da cidade. A margem esquerda se divide nos seguintes distritos: 5º, 6º, 7º, 13º, 14º e 15º arrondissement de Paris.

Os lugares que ficam a margem esquerda do rio Rive Gauche apresentam um estilo de vida mais boêmios,  os arrondissements (bairros) 5 e 6  antigos bairros artísticos e intelectuais da primeira metade do século XX,  ditaram esse estilo diferenciado, chamado em francês de “bobo” (de bourgeois-bohème, “burguês e boêmio”), em oposição aos bairros burgueses clássicos e conservadores dos Arrondissements 16 e 17, situados na margem direita do rio (rive droite).

fotos: google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *