Cidades francesas

Dijon – detentora da famosa receita da Mostarda

Dijon é mais uma vila incluída na lista do Patrimônio da Humanidade UNESCO, localizada na região de Borgonha é um dos centros culturais mais importantes do país depois de Paris.

Não é à toa que a expressão “viver como um cidadão da Borgonha” é sinônimo de “saber viver” e os motivos são muitos. Dijon também é conhecida mundialmente pela sua mostarda, embora importada do Canadá seu sucesso é devido ao fato de como é feita a mostarda em Dijon, e há também diversos vinhedos possíveis para visitação.

Os pontos turísticos desta pequena cidade incluem algumas igrejas com destaque a Saint Philibert (infelizmente encontra-se fechada, pois dizem que sua estrutura esta condenada) e a Notre Dame do século XIII que é uma das mais importantes do estilo gótico. O jardim Darcy criado em 1880 construído em volta de um reservatório de água, ele possui uma estatua de um urso polar em homenagem à François Pompom (um escultor françês conhecido pelas suas esculturas animais e pela simplicidade de formas e superfícies polidas).

O  centro da cidade ainda, possui uma rua de compras, com as lojas KIKO, Sephora, H&M, Mango além da Galerie Laffayette. Você encontrará também um Arco do Triunfo do século XVII que fica iluminado ao cair a noite.

 

Apesar de ter tido a informação de que a cidade é extremamente viva com suas duas grandes faculdades a École Supérieure de Commerce e a L’université de Bourgogne, a impressão que tive foi contrária, achei a cidade bastante vazia e com poucas opções de restaurantes.

Um outro passeio que pode ser interessante e que infelizmente não consegui faze-lo é visitar o Museé de la Moutarde com um circuito interativo onde o visitante pode experimentar e produzir mostarda.

De trem a viajem leva aproximadamente 1:30h, já de carro você gastará em media entre 2 a 3 horas (dependendo da velocidade, quantidade de parada e tráfego), eu particularmente amo viajar de carro, a sensação de liberdade é muito maior, e para apreciadora da fotografia como sou, essa escolha é a ideal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *