Cozinha francesa

CARRÉ D’AGNEAU DU LIMOUSIN – Costela de Cordeiro

Eu nunca tive um paladar muito apurado, quando pequena minha mãe nunca foi de inventar pratos diferentes, e meu pai, apesar de ter sido cozinheiro de profissão, nunca assumiu a cozinha de casa.

Das coisas que eu me lembro, os dias da semana tinhas pratos variados com: bife, carne de panela, batata frita, ovo, salsicha ou carne moída com batata. Peixe era raríssimo, mas a salada, arroz e feijão não podiam faltar. Já aos domingos, era de praxe a bela macarronada ou cuscuz com galinhada, hummmm (só de lembrar, me deu água na boca).

Eu tinha dificuldade em experimentar comidas diferentes, primeiro eu avaliava a apresentação e depois o cheiro, se um dos dois não me agradava eu já classificava o prato como ruim.  A mudança só aconteceu quando fui morar no Japão, ainda muito jovem e sem saber cozinhar quase nada, para não dizer nada, era comer ou comer, e então aos poucos, fui aprendendo a provar e acumular sabores ao meu paladar.

Acredito que foi graças a essa mudança radical, que hoje tenho o prazer de experimentar diferentes pratos, e hoje vivendo aqui na França, posso apreciar esta culinária tão famosa.

Quanto ao Carré d’agneau (costela de cordeiro) posso dizer que é uma carne muito saborosa, me faz lembrar a carne de porco e por isso sugiro que seja consumida com cuidado pelas pessoas de estômago sensível.

captura-de-tela-2016-12-01-as-12-49-39

Du Lumousin significa da província de Lumousin na França, e foi dado este nome a raça bovina desta região.

O cordeiro assim como outros animais jovens, é considerado uma iguaria e bastante festivo, usado para ocasiões especiais. Ele oferece muitas possibilidades culinárias sendo consumido de diversas formas.

Normalmente para este prato, o cordeiro é cozido e ao final assado por alguns minutos para obter uma textura crocante, vem acompanhado de legumes e ervas (legumes et fenouil), em alguns restaurantes é possível achar este mesmo prato servido com feijão branco (harricots blancs), batatas assadas (pommes de terres rôtis) ou purê (purée).

captura-de-tela-2016-12-01-as-12-49-46

 

captura-de-tela-2016-12-01-as-12-49-31

Então fica a dica, quando ler no cardápio Carré d’agneau já sabe que é carne de cordeiro, basta somente saber qual será o acompanhamento.

Bom apetite!

Fotos – google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *